Boneca Abayomi: como fazer


Abayomi é uma boneca negra feita com retalhos de tecidos, sem costura ou cola, moldada com nós. Abayomi, em Iorubá, significa "meu presente" ou "encontro precioso" As bonecas possuem tamanhos que variam 2 cm a 120 cm, e podem ser confeccionadas de diversas formas. O acabamento pode ser feito com reaproveitamento de materiais como fita, miçangas e bijuterias.

Há dois anos me interessei pela boneca Abayomi, sua história e simbologias. Conta-se que as mulheres africanas escravizadas rasgavam a barra das saias para fazerem bonecos ou bonecas, para assim consolarem as crianças durante as penosas viagens nos navios conhecidos como "tumbeiros". As bonecas também serviam de amuletos de proteção. 

Fazer a boneca Abayomi e compartilhar a experiência dessa tradição, consiste numa ação de valorização da cultura afro-brasileira e fortalecimento das relações étnico-raciais. Dessa forma, desconstrói-se a cada dia parâmetros eurocentristas, que são tomados como base para as diversas manifestações de racismo e preconceito.

No Brasil, a confecção das bonecas negras feitas com nós como símbolo de resistência e poder, surgiu nos anos 80, com a ativista do Movimento de Mulheres Negras, Lena Martins. Desde então, a criação da artesã, que recebeu o nome de Abayomi, tem se espalhado pelo Brasil. 

Conheça agora uma das maneiras de fazer a boneca Abayomi

As bonecas Abayomi são feitas sem costura ou cola, apenas com nós. São confeccionados com sobras de tecido e enfeites como fitas, miçanças, etc. Acompanhe a abaixo a descrição e as fotos que preparei com o passo a passo da confecção de uma boneca Abayomi:

Materiais necessários    
    
Tecido preto (malha)de 35 cm x 2 cm
Tecido preto (malha) de 15 cm x 2 cm 
Tecido colorido de 14 cm x 6 cm 
Tirinhas finas de tecido colorido (02)

Como fazer a boneca Abayomi



1. Para fazer uma bonequinha de mais ou menos 9 cm, corte uma tira em tecido preto de 35x2 cm, uma tira de tecido  preto de 15x2cm, um retângulo em tecido colorido com 14x6cm e duas tirinhas finas coloridas.

2. Estique o tecido e dê um nó em cada ponta.


  3. Agora dobre ao meio e dê um nó, fazendo a cabeça da boneca.


 4. Estique o tecido preto menor, coloque a tira por trás da boneca e dê um nó logo abaixo da cabeça.

5. Faça um nozinho na  ponta de cada braço.

  
6. Pegue o pedaço de tecido colorido, dobre ao meio duas vezes e corte a pontinha da dobra.

  
7. Vista a roupa na boneca, amarre a tirinha na cintura e outra tirinha na cabeça.
    
E está pronta a sua Abayomi! Dizem que dar de presente uma boneca Abayomi representa boa sorte e proteção para quem ganha. E você pode variar no tamanho das bonecas, cores dos tecidos, acessórios..... Para mim é um bom exercício de amor, criatividade e poder!





Comentários

  1. Adoro, fazemos e recomendamos. É uma excelente oportunidade de compartilhar experiências de brincadeira e de afirmação de ancestralidades, de cultura, religião e carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário, moderadora! E essas experiências são tão importantes num mundo em que se torna mais necessário a cada dia conectar as pessoas em trocas de saberes e momentos de ludicidade!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!